Castelos da Bavária

Padrão

Finalmente céu azul e sol! Madruguei pra chegar no ponto a fim de pegar o ônibus para ir aos Castelos da região. O Neuschwanstein era o objetivo principal.
E, em mais um capítulo de “Coisas que só acontecem com a Manu”: descobri que meu voucher estava completamente molhado da chuva que peguei ontem na Oktoberfest! Não estava rasgado e nem ilegível, apenas molhado. Coloquei numa pasta L e carão pra apresentar a “sopa” para o guia. Mesmo com o meu “Wet ‘n still voucher”, embarquei.
Que confusão para separar as pessoas em seus devidos ônibus! Como o ônibus para língua inglesa estava um tumulto só, embarquei num ônibus em que podia ouvir as instruções em outras línguas e tinha e tinha a opção de Português do Brasil! Melhor coisa que eu fiz!
A paisagem é bucólica. Parece com alguns quebra-cabeças que já montei. Campos bem verdes, montanhas. Algo interessante para mim foi ver que os pneus dos caminhões eram lavadas numa ponte antes de saírem de uma obra para a estrada, evitando sujar a pista. Nunca vi isso no Brasil.
A primeira parada do tour foi o Palácio Linderhof. Belo, extravagante no seu interior, bem conservado, jardins e paisagem externa de tirar o fôlego. Não sabia pra onde olhava ao caminhar pela via que levava ao prédio do Palácio.
A próxima parada foi uma cidade bem charmosa nos arredores para observarmos a arquitetura típica da região, compra de souvenir, lanchinho, etc.
A cidade chama-se Oberammergau e é famosa pela encenação da Paixão de Cristo de 10 em 10 anos. Isso porque na época da grande peste que se espalhou pela Europa, os moradores fizeram uma promessa para que as mortes diminuíssem. Graça concedida e a promessa vem sendo paga até hoje. A última encenação foi em 2010. O elenco é formado por moradores da cidade voluntários. Porém, não sabem quais são seus papéis de pronto. Sendo assim, é comum na época da peça acontecer ver pessoas com cabelos e barba bem compridos pela cidade. Além de pagarem a promessa, a festividade traz grande receita para a cidade, já que atrai muitos turistas.
Outra característica marcante da cidade são as pinturas nas paredes externas das casas. Algumas representando passagens da Bíblia ou de Contos de Fada. A técnica de pintura também é peculiar e um pouco diferente do afresco italiano, por exemplo.
Depois de andar um pouco pela cidade, seguimos enfim ao Castelo Neuschwanstein. Tivemos várias informações sobre o Rei Ludwig II. Um cara interessante. Até comprei um livro para me aprofundar mais na história.
Acessar o Castelo exige um pouco de paciência. Ir com um guia é a melhor opção, pois já compra os tickets para a visita ao interior do Castelo, e descomplica o processo, que pode parecer confuso.
Com a visita marcada para 15:20, tivemos oportunidade de almoçar, caminhar por toda a área externa, tirar centenas de fotos…
Os carros ficam numa parte baixa e os visitantes sobem ao Castelo à pé ou de ônibus. Para quem deseja informações de gastos, a entrada nos 2 palácios custou €20 e o ônibus para subir até o Neuschwanstein €1,80.
A caminhada de subida dura uns 20 minutos e há também a opção de fazer o trajeto de charrete. Subi de ônibus e desci à pé. Os ônibus fazem o transporte a cada 20 minutos.
Há a opção de visita a outro Castelo, mas não peguei informações e acho que nem daria tempo, o Hohenschwangau.
No ponto que o ônibus nos deixa, ainda temos que caminhar. E é imperdível desviar um pouco o caminho para ir a Marien Brücke. É uma ponte que permite vista privilegiada do Castelo Neuschwanstein.
O interior do Castelo é interessante, bonito e cheio de significados também ligados às óperas de Wagner. O Rei Ludwig II foi grande patrocinador e incentivador do artista.
Depois da visita, retorno direto a Munique. Percurso de 100km aproximadamente.

20120929-001908.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s